Atividade de Aula#
Vamos realizar uma avaliação heurística de uma página da internet. Vamos focar em uma única funcionalidade a partir de um caso de uso. Além disso, vamos focar apenas na avaliação das heurísticas 1, 3 e 5.
Antes de começar
Lembre-se que as avaliações devem ser realizadas sem a interferência de outros avaliadores. Portanto, não converse com seus colegas até que todos terminem suas avaliações.
Caso de uso#
Lucas, um entusiasta de jogos de tabuleiro, decide explorar o BoardGameGeek para encontrar um jogo lançado neste ano para jogar com seu sobrinho de 10 anos. Ele quer encontrar um jogo que seja não apenas adequado para a idade do sobrinho, mas também que tenha sido bem avaliado pela comunidade. Sabendo que o "Geek Rating" é uma métrica confiável para avaliar a qualidade dos jogos, ele acessa o site determinado a encontrar o jogo com a maior nota. Lucas então procura pelo jogo lançado neste ano com maior "Geek Rating" que seja adequado para pessoas com 10 anos ou mais.
Etapa 1#
Acesse o BoardGameGeek e realize a tarefa indicada no caso de uso. Se não conseguir realizar a tarefa, continue tentando até pararmos para a discussão em sala.
Etapa 2#
Volte à página inícial do BoardGameGeek e realize a tarefa novamente. Desta vez analisando as heurísticas de Nielsen (consideraremos apenas as heurísticas 1, 3 e 5 para esta atividade). Repita cada passo com calma (você pode voltar para páginas anteriores para analisar as outras heurísticas), examinando em detalhes os problemas de usabilidade. Preencha o formulário a seguir durante esta etapa: https://forms.gle/dNftB3Mgm6AYjPDq5
Etapa 3#
Aguarde a discussão em grupo.