• Design
  • Avaliação Heurística

Avaliação Heurística#

A avaliação heurística consiste na verificação do quão aderente uma interface está às heurísticas. Esses testes são realizados por grupos de especialistas, que não estejam diretamente ligados ao desenvolvimento do produto, para identificar potenciais problemas de usabilidade. Podemos dividir a avaliação heurística nas seguintes etapas:

  1. Apresente aos avaliadores quais telas ou funcionalidades devem ser avaliadas. Também pode ser útil definir uma escala para padronizar a gravidade dos problemas encontrados (ex: leve, médio, crítico).
  2. Primeira avaliação: os avaliadores utilizam a interface livremente. Se uma tarefa já tiver sido definida, os avaliadores tentam realizar a tarefa uma primeira vez para identificar pontos de atenção. Nesta etapa os avaliadores não devem se ater aos detalhes. É o momento de compreender o fluxo e a tarefa como um todo.
  3. Segunda avaliação: após completarem a tarefa uma vez, os avaliadores utilizam a interface novamente, agora examinando-a com mais detalhes e indicando os problemas encontrados com relação a cada heurística.
  4. Reuna as avaliações independentes em uma sessão de conversa com os avaliadores, permitindo que agrupem problemas encontrados e sugiram correções.

Durante a avaliação é crucial que os avaliadores não interajam entre si, pois as coletas devem ser independentes. Apenas na conversa final os avaliadores compartilham suas percepções.

É importante compreendermos que esse tipo de teste não elimina a necessidade de testes com usuários reais. Questões como "a sequência de telas A é melhor do que a sequência B?" em geral não podem ser respondidas por avaliações heurísticas. O foco das avaliações heurísticas é apenas identificar se os princípios básicos estão sendo seguidos. Quaisquer questões mais específicas da aplicação precisam ser testadas com usuários reais.

Quantos avaliadores?#

Exercício 1

No mundo real, quantos avaliadores devem ser convocados para uma avaliação heurística?

Resposta

Discutiremos a seguir a resposta desta pergunta.

Jakob Nielsen conduziu um estudo sobre avaliação heurística no qual 19 avaliadores foram utilizados para encontrar 16 problemas de usabilidade em um sistema. A figura abaixo apresenta os problemas de usabilidade no eixo x, ordenados pela dificuldade de identificação (quantos avaliadores conseguiram identificá-lo) e os avaliadores no eixo y, ordenados pela quantidade de problemas identificados.

A partir desse estudo, Nielsen concluiu que um único avaliador dificilmente encontraria todos os problemas, por melhor que fosse, mas existe uma redundância em utilizar muitos avaliadores. Em outro estudo, Nielsen e Thomas Landauer identificaram a seguinte curva, que estima a porcentagem de problemas de usabilidade encontrados em uma avaliação heurística pela quantidade de avaliadores.

Nessa curva percebemos que o ganho da adição de avaliadores é cada vez menor. É importante lembrarmos que cada um desses avaliadores adiciona um custo. Por esse motivo, os autores indicam que é suficiente usar entre 3 e 5 avaliadores. Para mais informações, recomendamos a leitura deste artigo.

Atividade#

Vamos aprender um pouco mais sobre avaliação heurística na prática.