• Design
  • Avaliação Heurística

Entrega#

O objetivo desta atividade é aplicar os princípios da avaliação heurística para identificar problemas de usabilidade em qualquer tipo de interface disponível no Insper.

Queremos que vocês sejam criativos na escolha da interface a ser avaliada. Embora as interfaces de sistemas sejam as mais comuns, a avaliação pode ser realizada também em interfaces de equipamentos/dispositivos e até serviços.

Veja alguns exemplos possíveis:

Exemplos:

  • Equipamentos:

    • Micro-ondas
    • Cafeteira
    • Máquina de venda
    • Impressora
    • Bebedouro
  • Serviços/Sistema:

    • Atendimento ao aluno
    • Suporte técnico do helpdesk (eles possuem um sistema para abertura de chamados)
    • Biblioteca
    • Reserva de sala/aquário
    • Aluguel de bicicleta
    • Aluguel de guarda-chuva

A lista acima apresenta alguns exemplos, mas vocês podem escolher qualquer interface que desejarem.

Tarefas#

  1. Escolha uma interface para avaliar.

    Vocês podem realizar o teste de usabilidade em qualquer coisa, desde aplicativos e websites até equipamentos do cotidiano como cafeteiras, micro-ondas, máquinas de venda automática ou projetores. Escolha algo que seja acessível e que permita interações relevantes.

  2. Defina o caso de uso a ser avaliado.

    Defina previamente as tarefas que os usuários deverão realizar durante o teste. As tarefas devem ser claras e objetivas, cobrindo aspectos funcionais e práticos da interface a ser avaliada.

  3. Realize a avaliação heurística

    • Primeira avaliação: Realize as tarefas definidas livremente, sem se ater aos detalhes. A ideia é identificar pontos de atenção.
    • Segunda avaliação Realize as tarefas novamente, mas desta vez, avaliando a interface com base nos princípios da avaliação heurística;
      • Realize a avaliação de cada heurística, respondendo ao formulário https://forms.gle/g2U1mzjsb3cmUvKU8 Neste formulário indique os problemas encontrados indicando a severidade de cada um deles entre os valores: Leve, Moderado e Crítico.
      • Se possível, faça um registro com fotos dos problemas encontrados.
  4. Discutam os resultados entre os integrantes do grupo

    • Após responder ao formulário, você receberá um email com as suas respostas. Desta forma, você poderá comparar as respostas com os demais integrantes do grupo.
    • Comparem as avaliações realizadas por cada integrante do grupo e discutam os problemas encontrados.
    • Identifiquem os problemas mais graves e discutam possíveis soluções para corrigí-los.
  5. Entrega

    • Faça um relatório com os resultados da avaliação heurística, incluindo:
      • Descrição da interface avaliada
      • Tarefas realizadas pelos avaliadores
      • Avaliação heurística de todos os integrantes do grupo (resposta enviada no formulário)
      • Resultados da discussão entre os integrantes do grupo
        • Problemas encontrados
        • Severidade de cada problema
        • Quantos avaliadores encontraram o problema
        • Qual heurística não é atendida
        • Possíveis soluções
      • O relatório deve ser entregue em formato PDF via Blackboard até o dia 11/09 às 13h30.

Rubrica:#

  • Conceito I:
    • O grupo não entregou o relatório ou não responderam ao formulário.
  • Conceito D: O grupo entregou o relatório incompleto ou alguns integrantes não responderam ao formulário.
  • Conceito C: O grupo entregou o relatório completo e indicaram pelo menos 4 problemas diferentes e o texto (que deve ser sucinto) está claro.
    • Todos os problemas encontrados devem possuir os itens listados no item 5.
  • Conceito B: O grupo atingiu o conceito C e adicionaram ao relatório registros em fotos dos problemas encontrados que facilitem a compreensão do problema.
  • Conceito A: O grupo atingiu o conceito B e apresentaram mais que 5 problemas diferentes (cada problema com a descrição indicada no item 5)
  • Conceito A+: O grupo atingiu o conceito A e o grupo apresentou um texto claro, objetivo e sucinto para as heurísticas que foram atendidas. Este texto deve indicar o que foi feito para atender a heurística.