• Design
  • Princípios CRAP

Contraste#

Através do contraste você pode controlar a dinâmica do seu design. É um dos principais indicadores de hierarquia entre elementos visuais e permite que você guie o olhar do leitor ao longo do documento.

A principal ideia aqui é que contraste é criado quando dois elementos são distintos. Não seja tímido! Nas palavras da Robin: "Se eles diferirem um pouco mas não muito, não acontecerá o contraste e sim um conflito. Este é o segredo: segundo o princípio do contraste, se dois itens não forem exatamente os mesmos, diferencie-os completamente."

Não existe uma única maneira de obter contraste. Utilizando apenas variações no texto, podemos contrastar tamanho, cor e tipo de fonte. Por exemplo:

Na página inicial da Adobe provavelmente um dos primeiros textos que lemos é "Work smarter with Adobe Acrobat Sign." Além de sua posição relativamente central, ele atrai o olhar por utilizar uma fonte em negrito e consideravelmente maior do que os outros textos. O botão "See all plans" também chama mais a atenção do que o botão logo à sua direita com o texto "Learn more", pois a cor azul e a borda tem maior contraste com o fundo.

Podemos também identificar uma hierarquia. Depois do texto "Work smarter (...)", temos os textos "Your PDF powerouse" e "Make your tax prep easier" também com a fonte em negrito, mas um pouco menor do que o texto principal. Depois deles temos textos mais longos, com a fonte menor e mais fina.