Apresentações sobre as Heurísticas de Nielsen#
Objetivos#
Os objetivos desta atividade são auxiliar o aluno a desenvolver as seguintes habilidades:
- Design: explicar corretamente a heurística selecionada;
- Design: apresentar um exemplo real relacionado à heurística selecionada;
- Comunicação: comunicar a informação desejada dentro do tempo estipulado;
- Comunicação: utilizar ferramentas de auxílio à comunicação conforme a necessidade (ex: slides ou imagens).
Tarefa#
A turma será dividida em grupos para a realização de apresentações sobre as 10 Heurísticas de Nielsen. Cada grupo será responsável por uma das heurísticas. As apresentações serão avaliadas de acordo com a rubrica a seguir.
Rubrica#
Insuficiente (I)#
O grupo ficará com conceito I caso não tenha atingido o conceito D, não tenha apresentado ou tenha apresentado a heurística errada.
Em Desenvolvimento (D)#
O grupo ficará com conceito D caso alguma das afirmações a seguir seja verdadeira:
- Concluiu a apresentação em menos do que 2 minutos;
- Não concluiu a apresentação após 5 minutos;
- Não explicou a heurística e nem apresentou exemplos concretos.
Essencial (C)#
O grupo ficará com conceito C caso todas as afirmações a seguir sejam verdadeiras:
- Concluiu a apresentação entre 2 e 5 minutos;
- Explicou a heurística e apresentou pelo menos um exemplo concreto.
Essencial (B)#
O grupo ficará com conceito B caso tenha atingido o conceito C e todas as afirmações a seguir sejam verdadeiras:
- A apresentação deixou a definição da heurística clara;
- Apresentou pelo menos um exemplo negativo e outro positivo;
- Utilizou algum material de apoio (ex: slides ou imagens);
- Nenhum dos apresentadores ficou lendo o que precisava falar.
Avançado (A)#
O grupo ficará com conceito A caso tenha atingido o conceito B e todas as afirmações a seguir sejam verdadeiras:
- O material de apoio possui bom contraste de cores entre os elementos (texto, imagens) e o fundo;
- O material de apoio não possui texto em excesso;
- O material de apoio é útil para melhorar a compreensão do que foi apresentado;
- Os apresentadores usaram poucas (ou nenhuma) palavras ou sons de preenchimento ("huuum"s, "hã"s, "éééé"s, "tipo");
- Os apresentadores utilizaram linguagem adequada à apresentação (nem coloquial demais, com muitas gírias, nem formal demais);
- O grupo estava coordenado na utilização do material de apoio (ex: não precisava falar para passar o slides);
- O grupo chegou com a apresentação pronta e começou a apresentar rapidamente (não teve que abrir a apresentação na hora).