• Design
  • Heurísticas de Nielsen

Apresentações sobre as Heurísticas de Nielsen#

Objetivos#

Os objetivos desta atividade são auxiliar o aluno a desenvolver as seguintes habilidades:

  • Design: explicar corretamente a heurística selecionada;
  • Design: apresentar um exemplo real relacionado à heurística selecionada;
  • Comunicação: comunicar a informação desejada dentro do tempo estipulado;
  • Comunicação: utilizar ferramentas de auxílio à comunicação conforme a necessidade (ex: slides ou imagens).

Tarefa#

A turma será dividida em grupos para a realização de apresentações sobre as 10 Heurísticas de Nielsen. Cada grupo será responsável por uma das heurísticas. As apresentações serão avaliadas de acordo com a rubrica a seguir.

Rubrica#

Insuficiente (I)#

O grupo ficará com conceito I caso não tenha atingido o conceito D, não tenha apresentado ou tenha apresentado a heurística errada.

Em Desenvolvimento (D)#

O grupo ficará com conceito D caso alguma das afirmações a seguir seja verdadeira:

  • Concluiu a apresentação em menos do que 2 minutos;
  • Não concluiu a apresentação após 5 minutos;
  • Não explicou a heurística e nem apresentou exemplos concretos.

Essencial (C)#

O grupo ficará com conceito C caso todas as afirmações a seguir sejam verdadeiras:

  • Concluiu a apresentação entre 2 e 5 minutos;
  • Explicou a heurística e apresentou pelo menos um exemplo concreto.

Essencial (B)#

O grupo ficará com conceito B caso tenha atingido o conceito C e todas as afirmações a seguir sejam verdadeiras:

  • A apresentação deixou a definição da heurística clara;
  • Apresentou pelo menos um exemplo negativo e outro positivo;
  • Utilizou algum material de apoio (ex: slides ou imagens);
  • Nenhum dos apresentadores ficou lendo o que precisava falar.

Avançado (A)#

O grupo ficará com conceito A caso tenha atingido o conceito B e todas as afirmações a seguir sejam verdadeiras:

  • O material de apoio possui bom contraste de cores entre os elementos (texto, imagens) e o fundo;
  • O material de apoio não possui texto em excesso;
  • O material de apoio é útil para melhorar a compreensão do que foi apresentado;
  • Os apresentadores usaram poucas (ou nenhuma) palavras ou sons de preenchimento ("huuum"s, "hã"s, "éééé"s, "tipo");
  • Os apresentadores utilizaram linguagem adequada à apresentação (nem coloquial demais, com muitas gírias, nem formal demais);
  • O grupo estava coordenado na utilização do material de apoio (ex: não precisava falar para passar o slides);
  • O grupo chegou com a apresentação pronta e começou a apresentar rapidamente (não teve que abrir a apresentação na hora).