Colisões
Colisão com ponto
Ao detectar colisões, o formato dos objetos faz toda a diferença. A maneira mais simples de detectar se houve colisão é envolver o objeto em um círculo ou retângulo e checar por colisões entre essas formas. Vamos começar com dois exercícios: checar se o usuário clicou em um círculo e em um retângulo.
Neste exercício criaremos "botões" usando pygame. Para isso, precisamos desenvolver funções para verificar se um ponto está dentro de um retângulo e de um círculo. Usando essa função, checaremos se o ponteiro do mouse está dentro dos botões.
Para entender melhor as condições de cada tipo de colisão, interaja com cada um dos materiais abaixo (o material também está disponível na ferramenta GeoGebra).
Vamos começar pela colisão entre um ponto e um círculo. Mude o tamanho e posição do círculo e do ponto.
Exercício 1
Vamos agora para a colisão entre um ponto e um retângulo. Mude o tamanho e posição do retângulo e do ponto. Importante: no GeoGebra, o eixo vertical aumenta para cima. Ao passar os conceitos para o Pygame, lembre-se de considerar essa diferença.
Exercício 2
Exercício 3
Agora vamos resolver problemas com colisões entre formas geométricas.