Criando uma janela
Tratamento de eventos
Vamos agora para nossa função de tratamento de eventos. As linhas que fazem este trabalho no arquivo jogo_v0.py
são explicadas abaixo.
Novamente, vamos praticar a consulta de documentações.
Exercício 1
Resposta
Devolve uma lista com todos os eventos (cliques/movimentos de mouse, teclas apertadas, botões da janela apertados, etc.) que ocorreram desde a última vez que essa função foi chamada. O for
percorre cada um desses eventos, aplicando as consequências necessárias a cada caso.
Todo evento tem um atributo type
1 (acessado como evento.type
). Se esse valor for igual a pygame.QUIT
, significa que o usuário clicou no botão de fechar a janela (normalmente no canto superior direito ou esquerdo da janela).
Quando o evento do tipo pygame.QUIT
é recebido, o jogo não fecha automaticamente. O pygame apenas nos indica que essa é a intenção do usuário. Por isso temos a linha game = False
(linha 20), que muda o valor para False
para que a próxima iteração do loop principal não seja mais executada.
Exercício 2
Agora que já criamos a janela e tratamos os eventos, vamos trabalhar no conteúdo da janela, ou seja, vamos desenhar!
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A documentação do pygame não possui uma lista de todos os tipos de evento possíveis em um único lugar, então não deixamos este ponto como exercício. ↩