Desenhando na Tela
Polígonos
Vamos começar desenhando polígonos. Considere o código abaixo:
cor = (255, 0, 0)
vertices = [(250, 0), (500, 200), (250, 400), (0, 200)]
pygame.draw.polygon(window, cor, vertices)
Exercício 1
Resposta
A tupla representa as componentes RGB da cor, sendo que cada componente varia entre 0 e 255. Apesar de você não precisar saber construir as cores usando RGB, este exemplo é mais simples, pois apenas um dos componentes está em uso: o vermelho. Assim, a cor (255, 0, 0)
é o vermelho.
Exercício 2
Resposta
Desenha um polígono na janela window
(primeiro argumento), preenchido com a cor
(segundo argumento) e com vértices listados como tuplas em vertices
(terceiro argumento) com os valores \((x_i, y_i)\).
Desenhando a bandeira da França#
Vamos iniciar com o exercício Bandeira da França. Acesse o exercício, leia o enunciado, abra o código no VS Code e volte para este handout. Vamos resolvê-lo passo a passo.
Começaremos analisando o problema por partes. O exercício nos pede para desenhar a bandeira da França em uma janela de largura \(300\times 200\):
Exercício 3
Resposta
São três retângulos na horizontal, todos de tamanho igual. Logo, cada um tem largura 100 pixels.
Exercício 4
Resposta
O valor deverá ser valor baixo nas componentes azul e verde e alto na componente vermelho. Logo, (255, 0, 0)
é a escolha correta e representa o vermelho mais intenso possível.
Exercício 5
Resposta
O retângulo azul inicia no segundo terço da coordenada \(x\). A ordem dos vértices é importante também, logo o último vértice obrigatoriamente é o imediatamente abaixo.
Com essas informações em mente, podemos resolver o exercício!
Exercício 6
Já podemos desenhar muitas coisas apenas com polígonos, mas vamos agora aprender a desenhar imagens diretamente na janela do pygame.