Desenhando na Tela
Desenhando Texto
Talvez você tenha estranhado o título desta seção, mas qualquer texto deve realmente ser desenhado para aparecer na tela. Os caracteres de um texto também são desenhados como pixels. Veja o exemplo abaixo:
Exercício 1
Resposta
Todo sistema operacional inclui uma fonte padrão que é usada em seus elementos de interface gráfica. Toda fonte é armazenada em um arquivo. Carregamos o nome do arquivo da fonte padrão usando pygame.font.get_default_font()
.
Exercício 2
Resposta
Carrega a fonte padrão com o tamanho 48. O primeiro argumento é o caminho do arquivo da fonte e o segundo é o tamanho.
Exercício 3
Resposta
Cria uma imagem do texto 'HELLO WORLD'
, com anti-aliasing e a cor azul. A função retorna um pygame.Surface
, o mesmo tipo devolvido pela função pygame.image.load
.
Exercício 4
Resposta
O carregamento de todos os recursos do jogo sempre é feito na função inicializa
.
Exercício 5
Resposta
Sempre desenhamos imagens usando a função blit
de nossa janela. Ela recebe como primeiro argumento a imagem a ser desenhada e como segundo argumento uma tupla contendo as coordenadas (x, y)
em que a imagem deve ser desenhada.
Exercício 6
Agora já sabemos (quase) tudo que precisamos para desenhar cenas complexas na tela. Nosso próximo passo será receber eventos de mouse e teclado para adicionar interatividade nos nossos programas
CHECK 3
Agora você já pode fazer o check 3. Depois de concluir, faça um commit (não se esqueça de sincronizar/dar push) com a mensagem "Check 3".
Não se esqueça de mostrar para algum professor para ganhar o check!