Adicionando Interação
Movimentando um personagem
Nesta sequência de exercícios vamos produzir o seguinte "jogo" (as setas não fazem parte do jogo, elas apenas mostram qual tecla estava apertada no momento):
Temos uma novidade em relação aos outros exercícios de introdução: precisamos saber onde está a raposa atualmente para podermos movimentá-la para a direita ou esquerda. Ou seja, o jogo tem um estado que representa o que está acontecendo no jogo neste momento. Uma das partes importantes da função recebe_eventos
é modificar o estado do jogo baseado nas ações do usuário.
Exercício 1
Exercício 2
Resposta
Precisamos checar duas coisas:
- o evento recebido é um evento de tecla pressionada?
- se sim, a tecla pressionada é seta para direita?
As duas primeiras alternativas checam direto evento.key
, porém esse atributo key
´so existe em eventos de teclado. Se o evento for de mouse, por exemplo, o código daria erro.
Agora precisamos atualizar o estado do jogo. As coordenadas de pygame crescem para a direita e para baixo. Ou seja, para mover a raposa para direita precisamos somar em state['jogador_x']
.
Exercício 3