Simulação e Física
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Para adicionar aceleração a ideia é muito parecida com o que já fizemos com o MRU. Você não vai precisar da fórmula da posição no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (\(S = S_0 + v_0\cdot t + \frac{a\cdot t^2}{2}\)).
Exercício 1
Resposta
Aceleração é a medida da variação da velocidade ao longo do tempo.
Considerando essa definição de aceleração, o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é apenas um caso específico no qual essa variação da velocidade é constante ao longo do tempo. Ou seja, ela sempre aumenta/diminui na mesma quantidade em um mesmo período de tempo.
Assim, para implementar a aceleração no nosso jogo, começamos definindo os valores de aceleração, assim como fizemos com a posição e a velocidade no exercício Bola Bate Rebate. A partir da aceleração, atualizamos a velocidade e depois, com essa nova velocidade, atualizamos a posição:
prox_velocidade = velocidade_atual + aceleracao * delta_t
prox_posicao = posicao_atual + prox_velocidade * delta_t
Praticando com mais uma simulação#
Agora você já sabe o necessário para implementar o exercício Bola Quica. Você deve implementar o comportamento abaixo:
Para este exercício não serão disponibilizados testes (apenas um teste que não faz nada e envia o seu código para o nosso servidor). Você deverá conferir o funcionamento do seu código comparando o resultado obtido com a animação acima.