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Simulação e Física

Lidando com o tempo

Considere o seguinte estado do jogo Hollow Knight:

Hollow Knight

Exercício 1

Suponha que o jogador anda para a esquerda até a beirada da plataforma e cai. Queremos que o personagem demore 0,5 segundos para chegar no chão. Quantos pixels devemos somar na posição vertical do personagem a cada frame (ou seja, cada iteração do game loop) para que ele chegue no chão no tempo desejado?

Resposta

Não temos informação suficiente para responder a esta pergunta. Desculpe, era uma pegadinha.

Quando resolvemos problemas no mundo real, é muito comum faltarem dados. Uma parte importante do nosso trabalho é identificar quais dados estão faltando e definir maneiras de lidar com isso. Quando estamos fazendo o nosso próprio jogo, temos um maior controle e podemos simplesmente definir os valores que parecerem razoáveis (e depois devemos testar para ver se de fato eram razoáveis).

Exercício 2

Quais informações precisamos definir para saber quantos pixels devemos somar a cada frame para o personagem cair em 0,5 segundos?

Resposta

Para realizar esse cálculo precisamos saber:

  1. A distância entre a plataforma e o chão (em pixels);
  2. Se existe aceleração da gravidade nesse jogo;
  3. Mais uma informação, que veremos em breve.

Vamos começar pelo caso mais simples, supondo que não existe aceleração da gravidade.