Página do jogo (competência de design)#
Seu grupo deve desenvolver uma página HTML com informações sobre o jogo desenvolvido. Ela deve conter, no mínimo os elementos abaixo (confira a rubrica para mais detalhes):
- Título do projeto;
- Descrição do jogo (incluindo algumas telas);
- Nomes dos membros do seu grupo;
- Log de desenvolvimento (você pode usar as mensagens de commit para se lembrar do que foi feito em cada dia - portanto, escreva boas mensagens de commit!);
- Link para download do pacote (zip) do jogo;
- Instruções para executar o jogo;
- Um vídeo curto apresentando o seu jogo. Esse vídeo (pode ser de alguns poucos segundos) deve mostrar o seu projeto funcionando;
- Relato da avaliação dos princípios CRAP na primeira versão do site.
Antes de iniciar o desenvolvimento da página, faça um esboço da página em papel. Tire uma foto do esboço e adicione ao repositório.
Procure por inspirações de páginas de jogos na internet. Alguns exemplos:
- https://www.stardewvalley.net
- https://sokpop.itch.io/stacklands
- https://www.nintendo.com/pt-br/store/products/the-legend-of-zelda-echoes-of-wisdom-switch/
Avaliação dos princípios CRAP
O item 8 é necessário apenas na versão final do site. Após entregarem a primeira versão, vocês devem realizar a avaliação dos princípios CRAP das páginas de 2 outros grupos.
- Os grupos que vocês devem avaliar serão definidos posteriormente.
- Após definido o grupo que vocês devem avaliar, vocês devem acessar a página de cada grupo e fazer anotações sobre pontos positivos e pontos negativos em relação aos princípios CRAP na página avaliada.
- Estruture um arquivo pdf com a avaliação dos princípios CRAP;
- Crie uma pasta no repositório do site chamada
avaliacao_crap_realizada
eavaliacao_crap_recebida
e adicione o arquivo pdf com a avaliação feita por vocês na pastaavaliacao_crap_realizada
e o arquivo pdf com a avaliação recebida na pastaavaliacao_crap_recebida
. - Envie uma cópia do arquivo pdf com a avaliação dos princípios CRAP para o grupo avaliado.
- Aguarde os relatos dos grupos que avaliaram a sua página e faça as modificações necessárias na sua página com base nas avaliações recebidas.
- Na versão final da página HTML do jogo, adicione os relatos que vocês receberam, incluindo um print da página na versão inicial e a versão final.
Publicando sua página#
Sua página deve estar contida na pasta docs
(você pode, e deve, criar subpastas). Para a página ficar pública:
- Acesse as configurações do seu repositório;
- Entre na opção "Pages";
- Em "branch":
- Selecione "main" na 1a opção;
- Selecione "/docs" na 2a opção;
- Salve as configurações.
A página ficará disponível em: https://insper-classroom.github.io/devlife-24-2-projeto-pygame-seuusuario/ (substituindo "seuusuario" pelo seu nome de usuário do GitHub).
Rubricas#
O projeto receberá duas notas separadas. Uma para a Competência de Projeto e outra para a Competência de Design.
Competência de Design#
A nota da competência de design será 60% da nota da página do jogo, 20% da avaliação dos princípios CRAP e 20% da avaliação heurística.
A rubrica abaixo define a nota da competência de design. Esta nota é baseada na página do jogo.
Página do jogo#
- Conceito I: Não entregou a página do jogo.
- Conceito D: Página do jogo não contém os 7 primeiros itens obrigatórios.
- Conceito C: A página do jogo contém os 7 primeiros itens obrigatórios e entregou o esboço em papel da tela.
- Conceito B: A página do jogo contém todos os 8 primeiros itens obrigatórios.
- Conceito A: Atingiu o conceito B e a página está completa e bem escrita.
Restrição: a página deve ser desenvolvida utilizando HTML e CSS puros, sem nenhuma biblioteca adicional. Caso você tenha conhecimentos de Javascript, ele deve ser limitado a adicionar interatividade à página e também não pode utilizar bibliotecas externas.
Atraso na entrega da primeira versão da página: caso o seu grupo entregue a primeira versão da página com atraso, a nota da competência de design será no máximo B+.
Avaliação dos princípios CRAP#
Note que vocês realizarão a avaliação dos princípios CRAP de páginas HTML de outros grupos.
- Conceito I: Não entregou a avaliação dos princípios CRAP da página HTML designada.
- Conceito D: Não atingiu o objetivo C ou não fornece detalhes suficientes para visualizar como o princípio se aplica (ex: prints da página).;
- Conceito C: Identificou exemplos dos 4 princípios (positivo ou negativo), com imagens para auxiliar a compreensão.
- Conceito B: Identificou pelo menos um exemplo negativo e outro positivo de cada um dos 4 princípios, com imagens para cada um deles;
- Conceito A: Atingiu o conceito B e o texto está coeso, bem escrito e sem erros gramaticais. Note que isso não significa que o texto deve ser longo. Uma ou duas frases introduzindo o contexto (de onde você tirou a imagem), um parágrafo curto e uma imagem para cada exemplo são suficientes para o conceito A. Foque na qualidade do texto, não na quantidade.
Avaliação Heurística#
Instruções:
- Escolha um colega de outro grupo para avaliar. Peça a este colega que te envie uma
pasta compactada
com todos os arquivos do jogo. Descompacte a pasta em seu computador e jogue o jogo. Caso não saiba como compactar uma pasta ou descompactar, faça uma busca na internet ou peça ajuda em sala de aula. - Primeira avaliação: Jogue o jogo livremente, sem se ater aos detalhes.
- Segunda avaliação: Realize a tarefa novamente, mas desta vez, observando elementos como interface, controles, feedbacks visuais e sonoros, e o equilíbrio entre desafio e diversão.
- Avaliação Heurística Utilize a tabela de critérios fornecida para guiar sua avaliação. Atribua uma pontuação de 1 a 5 para cada critério, conforme o desempenho do jogo nesse aspecto. A pontuação 1 indica que o critério foi insuficiente, enquanto a pontuação 5 indica que o critério foi totalmente atendido. Em seguida, escreva uma breve justificativa para a nota atribuída, destacando exemplos específicos.
Heurística | Critério | Descrição |
---|---|---|
Visibilidade do estado do sistema | Claridade da Interface | A interface do jogo é clara e de fácil navegação; o jogador encontra as opções e controles rapidamente. |
Correspondência entre o sistema e o mundo real | Objetivo e Propósito Claros | O jogador compreende facilmente os objetivos do jogo e como alcançá-los. |
Liberdade e controle do usuário | Controles Intuitivos | Os controles são intuitivos, respondem bem e têm uma curva de aprendizado adequada. |
Consistência e padronização | Consistência e Estética | O design visual é coeso e contribui para a imersão, com uma paleta de cores, estilos e tema consistentes. |
Prevenção de erros | Equilíbrio de Dificuldade | A dificuldade do jogo é balanceada e oferece desafios, sem ser excessivamente frustrante ou fácil demais. |
Reconhecimento ao invés de memorização | Feedback Visual e Sonoro | O jogo oferece feedback adequado (visual e/ou sonoro) para ações do jogador e eventos importantes. |
Flexibilidade e eficiência de uso | Recompensas e Motivação | O jogo oferece recompensas ou incentivos claros que motivam o jogador a continuar. |
Estética e design minimalista | Imersão e Engajamento | O jogo envolve o jogador e proporciona uma experiência imersiva sem elementos visuais ou sonoros excessivos. |
Ajude usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros | Erros e Recuperação | O jogo permite que o jogador aprenda com os erros e continue progredindo sem frustrações desnecessárias. |
Ajuda e documentação | Instruções e Tutorial (se aplicável) | O jogo oferece instruções claras ou um tutorial inicial para ajudar o jogador a entender o objetivo e as mecânicas do jogo. |
- Feedback Construtivo: Após a avaliação heurística, forneça recomendações para melhorias em duas ou três áreas principais, explicando como essas mudanças poderiam melhorar a experiência do usuário.
- Clareza e Construtividade: Seja claro e específico nas observações, fornecendo feedback que ajudará os colegas a aprimorar o jogo.
- Imparcialidade: Avalie de forma justa, considerando o tempo e os recursos que seus colegas tiveram para desenvolver o jogo.
Rubrica:
- Conceito I: Não entregou a avaliação heurística.
- Conceito D: Avaliação superficial, com poucos critérios avaliados e sem justificativas.
- Conceito C: Avaliação completa, com justificativas para cada critério avaliado.
- Conceito B: Atingiu o conceito C e forneceu feedback construtivo para melhorias.
- Conceito A: Atingiu o conceito B e forneceu feedback construtivo detalhado e bem fundamentado.
- Conceito A+: Atingiu o conceito A e adicionou prints para ilustrar os pontos avaliados.