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Página do jogo (competência de design)#

Seu grupo deve desenvolver uma página HTML com informações sobre o jogo desenvolvido. Ela deve conter, no mínimo os elementos abaixo (confira a rubrica para mais detalhes):

  1. Título do projeto;
  2. Descrição do jogo (incluindo algumas telas);
  3. Nomes dos membros do seu grupo;
  4. Log de desenvolvimento (você pode usar as mensagens de commit para se lembrar do que foi feito em cada dia - portanto, escreva boas mensagens de commit!);
  5. Link para download do pacote (zip) do jogo;
  6. Instruções para executar o jogo;
  7. Um vídeo curto apresentando o seu jogo. Esse vídeo (pode ser de alguns poucos segundos) deve mostrar o seu projeto funcionando;
  8. Relato da avaliação dos princípios CRAP na primeira versão do site.

Antes de iniciar o desenvolvimento da página, faça um esboço da página em papel. Tire uma foto do esboço e adicione ao repositório.

Procure por inspirações de páginas de jogos na internet. Alguns exemplos:

Avaliação dos princípios CRAP

O item 8 é necessário apenas na versão final do site. Após entregarem a primeira versão, vocês devem realizar a avaliação dos princípios CRAP das páginas de 2 outros grupos.

  • Os grupos que vocês devem avaliar serão definidos posteriormente.
  • Após definido o grupo que vocês devem avaliar, vocês devem acessar a página de cada grupo e fazer anotações sobre pontos positivos e pontos negativos em relação aos princípios CRAP na página avaliada.
  • Estruture um arquivo pdf com a avaliação dos princípios CRAP;
  • Crie uma pasta no repositório do site chamada avaliacao_crap_realizada e avaliacao_crap_recebida e adicione o arquivo pdf com a avaliação feita por vocês na pasta avaliacao_crap_realizada e o arquivo pdf com a avaliação recebida na pasta avaliacao_crap_recebida.
  • Envie uma cópia do arquivo pdf com a avaliação dos princípios CRAP para o grupo avaliado.
  • Aguarde os relatos dos grupos que avaliaram a sua página e faça as modificações necessárias na sua página com base nas avaliações recebidas.
  • Na versão final da página HTML do jogo, adicione os relatos que vocês receberam, incluindo um print da página na versão inicial e a versão final.

Publicando sua página#

Sua página deve estar contida na pasta docs (você pode, e deve, criar subpastas). Para a página ficar pública:

  1. Acesse as configurações do seu repositório;
  2. Entre na opção "Pages";
  3. Em "branch":
  4. Selecione "main" na 1a opção;
  5. Selecione "/docs" na 2a opção;
  6. Salve as configurações.

A página ficará disponível em: https://insper-classroom.github.io/devlife-24-2-projeto-pygame-seuusuario/ (substituindo "seuusuario" pelo seu nome de usuário do GitHub).

Rubricas#

O projeto receberá duas notas separadas. Uma para a Competência de Projeto e outra para a Competência de Design.

Competência de Design#

A nota da competência de design será 60% da nota da página do jogo, 20% da avaliação dos princípios CRAP e 20% da avaliação heurística.

A rubrica abaixo define a nota da competência de design. Esta nota é baseada na página do jogo.

Página do jogo#

  • Conceito I: Não entregou a página do jogo.
  • Conceito D: Página do jogo não contém os 7 primeiros itens obrigatórios.
  • Conceito C: A página do jogo contém os 7 primeiros itens obrigatórios e entregou o esboço em papel da tela.
  • Conceito B: A página do jogo contém todos os 8 primeiros itens obrigatórios.
  • Conceito A: Atingiu o conceito B e a página está completa e bem escrita.

Restrição: a página deve ser desenvolvida utilizando HTML e CSS puros, sem nenhuma biblioteca adicional. Caso você tenha conhecimentos de Javascript, ele deve ser limitado a adicionar interatividade à página e também não pode utilizar bibliotecas externas.

Atraso na entrega da primeira versão da página: caso o seu grupo entregue a primeira versão da página com atraso, a nota da competência de design será no máximo B+.

Avaliação dos princípios CRAP#

Note que vocês realizarão a avaliação dos princípios CRAP de páginas HTML de outros grupos.

  • Conceito I: Não entregou a avaliação dos princípios CRAP da página HTML designada.
  • Conceito D: Não atingiu o objetivo C ou não fornece detalhes suficientes para visualizar como o princípio se aplica (ex: prints da página).;
  • Conceito C: Identificou exemplos dos 4 princípios (positivo ou negativo), com imagens para auxiliar a compreensão.
  • Conceito B: Identificou pelo menos um exemplo negativo e outro positivo de cada um dos 4 princípios, com imagens para cada um deles;
  • Conceito A: Atingiu o conceito B e o texto está coeso, bem escrito e sem erros gramaticais. Note que isso não significa que o texto deve ser longo. Uma ou duas frases introduzindo o contexto (de onde você tirou a imagem), um parágrafo curto e uma imagem para cada exemplo são suficientes para o conceito A. Foque na qualidade do texto, não na quantidade.

Avaliação Heurística#

Instruções:

  • Escolha um colega de outro grupo para avaliar. Peça a este colega que te envie uma pasta compactada com todos os arquivos do jogo. Descompacte a pasta em seu computador e jogue o jogo. Caso não saiba como compactar uma pasta ou descompactar, faça uma busca na internet ou peça ajuda em sala de aula.
  • Primeira avaliação: Jogue o jogo livremente, sem se ater aos detalhes.
  • Segunda avaliação: Realize a tarefa novamente, mas desta vez, observando elementos como interface, controles, feedbacks visuais e sonoros, e o equilíbrio entre desafio e diversão.
  • Avaliação Heurística Utilize a tabela de critérios fornecida para guiar sua avaliação. Atribua uma pontuação de 1 a 5 para cada critério, conforme o desempenho do jogo nesse aspecto. A pontuação 1 indica que o critério foi insuficiente, enquanto a pontuação 5 indica que o critério foi totalmente atendido. Em seguida, escreva uma breve justificativa para a nota atribuída, destacando exemplos específicos.
Heurística Critério Descrição
Visibilidade do estado do sistema Claridade da Interface A interface do jogo é clara e de fácil navegação; o jogador encontra as opções e controles rapidamente.
Correspondência entre o sistema e o mundo real Objetivo e Propósito Claros O jogador compreende facilmente os objetivos do jogo e como alcançá-los.
Liberdade e controle do usuário Controles Intuitivos Os controles são intuitivos, respondem bem e têm uma curva de aprendizado adequada.
Consistência e padronização Consistência e Estética O design visual é coeso e contribui para a imersão, com uma paleta de cores, estilos e tema consistentes.
Prevenção de erros Equilíbrio de Dificuldade A dificuldade do jogo é balanceada e oferece desafios, sem ser excessivamente frustrante ou fácil demais.
Reconhecimento ao invés de memorização Feedback Visual e Sonoro O jogo oferece feedback adequado (visual e/ou sonoro) para ações do jogador e eventos importantes.
Flexibilidade e eficiência de uso Recompensas e Motivação O jogo oferece recompensas ou incentivos claros que motivam o jogador a continuar.
Estética e design minimalista Imersão e Engajamento O jogo envolve o jogador e proporciona uma experiência imersiva sem elementos visuais ou sonoros excessivos.
Ajude usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros Erros e Recuperação O jogo permite que o jogador aprenda com os erros e continue progredindo sem frustrações desnecessárias.
Ajuda e documentação Instruções e Tutorial (se aplicável) O jogo oferece instruções claras ou um tutorial inicial para ajudar o jogador a entender o objetivo e as mecânicas do jogo.
  • Feedback Construtivo: Após a avaliação heurística, forneça recomendações para melhorias em duas ou três áreas principais, explicando como essas mudanças poderiam melhorar a experiência do usuário.
    • Clareza e Construtividade: Seja claro e específico nas observações, fornecendo feedback que ajudará os colegas a aprimorar o jogo.
    • Imparcialidade: Avalie de forma justa, considerando o tempo e os recursos que seus colegas tiveram para desenvolver o jogo.

Rubrica:

  • Conceito I: Não entregou a avaliação heurística.
  • Conceito D: Avaliação superficial, com poucos critérios avaliados e sem justificativas.
  • Conceito C: Avaliação completa, com justificativas para cada critério avaliado.
  • Conceito B: Atingiu o conceito C e forneceu feedback construtivo para melhorias.
  • Conceito A: Atingiu o conceito B e forneceu feedback construtivo detalhado e bem fundamentado.
  • Conceito A+: Atingiu o conceito A e adicionou prints para ilustrar os pontos avaliados.