Developer Life
Home
Sobre a disciplina
Informações gerais
Organização da disciplina
Avaliação
Aprovação
Critérios gerais
Conceitos
Competência de Programação
Competência de Design
Subcompetência de Trabalho em Equipe
Subcompetência de Arquitetura de Software
Calendário
Dinâmicas de aula
Configuração do sistema
Agradecimentos
Python
01. Introdução ao Python
O Python
Olá Mundo!
Entendendo o programa
Buscando ajuda
Operações Matemáticas
Introdução
Pausa
Exponenciação
Divisão
Parênteses
Sem parênteses
PEMDAS
Revisão
Variáveis
Index
02. Chamando e criando funções
Chamando e criando funções
Entendendo funções em um contexto mais amplo
Dividir e conquistar
Index
03. Entrada e saída do terminal
Index
Formatacao strings
Tipos de dados
Indo além
Index
04. Desvios Condicionais (if)
Introdução (if)
Caso-contrário (else)
Encadeando Condicionais
Operadores Lógicos
Indo além
Index
05. Laços de Repetição (while)
Introdução
O operador while
Padrão de uso: contagem
Padrão de uso: validação
Indo além
Index
06. Algoritmos
Introdução
Repetição
Série de frações
Raiz quadrada
Estimando pi
Index
07. Armazenamento de múltiplos dados em listas
Introdução
Listas + while
Substituindo elementos
Soma e multiplicação
Index
08. Iterando em coleções com "for"
Introdução
range
Indo além
Index
09. Strings e Fatiamento
Introdução
Métodos de string
Fatiamento
Index
10. Armazenamento de chaves e valores em dicionários
Introdução
Inicialização de dicionários
Percorrendo um dicionário
Indo além
Index
11. Arquivos
Handout
12. Python intermediário
Classes
Introdução
Criando nossa primeira classe
Implementando o construtor
Implementando métodos
Herança
Index
Projetos
Projeto Individual
Index
Index
Design
Day One
Introdução
Design Centrado no Usuário
Empatia
Comunicação não-violenta
O erro 404
IDEO
Pesquisa
Heurísticas de Nielsen
Introdução
Apresentações
Heurística 01
Heurística 02
Heurística 03
Heurística 04
Heurística 05
Heurística 06
Heurística 07
Heurística 08
Heurística 09
Heurística 10
Fluxo de tela
Fluxo de tela
Casos de Uso
Entrega
Entrega 1: Casos de Uso
Entrega 2: Fluxo de tela
Aplicativo A
Aplicativo B
Personas
Introdução
Usuário médio
Atividade
Jornada do Usuário
Introdução
Avaliação Heurística
Usabilidade
Avaliação Heurística
Atividade
Entrega
Index
Princípios CRAP
Introdução
Contraste
Repetição
Alinhamento
Proximidade
Atividade
Introdução ao HTML
Introdução
Conceitos Básicos
Elementos Básicos
Estrutura Básica
Index
Introdução ao CSS
CSS 1
Introdução
Anatomia
Seletores
Inspeção
CSS 2
Display
Tamanho
Posição
CSS 3
Pré-Requisitos
Responsividade
Flex (Pai)
Flex (Filho)
Jogos
Testes de Usabilidade
Handout
Grupo A
Grupo B
Introdução ao Design
Experiência de Usuário
Usabilidade
Teste de Usabilidade
Jogos
Pygame
01. Introdução
Hello jogo
Primeiro jogo
Instalação
Index
02. Criando uma janela
Introdução
Inicialização
Tratamento de eventos
Desenhando na tela
Loop do jogo
Juntando tudo
03. Desenhando na tela
Desenhando na Tela
Sistema de coordenadas
Desenhando polígonos
Desenhando imagens
Desenhando texto
Index
04. Adicionando interação
Adicionando Interação
Eventos vs. Input
Movimentando um personagem
Index
05. Física
Introdução
Lidando com o tempo
Movimento Retilíneo Uniforme
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Index
06. Colisões
Introdução
Colisão com ponto
Colisão entre formas geométricas
Colisão usando Pygame
Index
07. Som
Introdução
Tocando músicas
Tocando sons
Index
08. Classes
Introdução
Classes dos componentes visuais
Classes das telas
Index
09. Avançando em Pygame
Acompanhamento do estudo
Consultas permitidas nas provas de Pygame
Projeto
Enunciado
Rubrica Jogo
Rubrica Site
Sistemas Web
Introdução
O Django
Introdução
Conceitos gerais
Conceitos do Django
Configuração
Criando um ambiente virtual
Gerando a estrutura básica
Criando nosso primeiro app
Modelagem inicial
Construindo nosso primeiro modelo
Criando e aplicando migrações
Django Admin
Revisão
URLs e Views
O "hello world", de novo
Views com resposta HTML
Revisão
Models, views e URLs
Juntando tudo
Interagindo com o banco de dados
Revisão
Templates
Introdução
HTML base
Revisão
O método POST
Criando um formulário
Enviando dados para o servidor
Recebendo um POST na view
Parâmetros de URL
Passando mais argumentos para a view
Arquivos estáticos
Servindo arquivos estáticos com o Django
Autenticação
Implementando o login
Mostrando usuário autenticado
Logout
Forçando o login
Relacionamentos Entre Modelos
Introdução
Filtrando através de relacionamentos
Desafio
Acompanhamento do estudo
Deploy Render
Ngrok
Deploy Heroku
Index
Gestão de Projetos
Metodologias Ágeis
Mindset
Inteligência Emocional
Cerimônias
Princípios e Valores
Times ágeis
Liderança
Introdução a Liderança
Sustentabilidade
Introdução a Sustentabilidade
Pitch
Pitch Sprint Session
Pitch Deck
Sprint Session
Python
Exercícios
#
2022.1 Prova 2 - Questão 1: Gourmet Pastéis
2022.1 Prova 2 - Questão 2: ContábilLife
2022.1 Prova 3 - Questão 1: Jogo de dados
2022.1 Prova 3 - Questão 2: Bingo com Baralho