Apostando em Dados#
Um determinado Cassino em Las Vegas precisa de um sistema para simular a contabilização de ganhos e perdas num determinado jogo de dados. O jogo consiste em adivinhar qual das seis faces de um dado irá ficar com a face para cima após o dado ser lançado de forma aleatória sobre uma mesa.
Você deve implementar uma função que simula os ganhos e perdas desse jogo. O jogo funciona da seguinte maneira: o jogador escolhe um número da sorte, um valor para aposta e o número de rodadas que irá simular, passando então esses valores, nessa ordem, como parâmetros para a função de simulação que você vai criar.
A cada rodada um número é sorteado, entre 1 e 6. Se o número da sorte for igual ao número sorteado, então, o valor da aposta é aumentado em ⅓; caso contrário, se os números forem diferentes, então o valor da aposta é decrescido em ⅙. O valor inicial da aposta da próxima rodada é o valor resultante da rodada anterior, sendo o número total de rodadas é dada pelo usuário.
Ao final de todas as rodadas, a função deve retornar o valor total do apostador após os ganhos e perdas de todas as rodadas.
Exemplo
Entradas:
- número da sorte escolhido:
5
- valor da aposta inicial:
180.00
- número total de rodadas:
3
Rodadas:
- rodada:
- número sorteado:
2
- valor da aposta corrigido:
150.00
- número sorteado:
- rodada:
- número sorteado:
5
- valor da aposta corrigido:
200.00
- número sorteado:
- rodada:
- número sorteado:
1
- valor da aposta corrigido:
166.67
- número sorteado:
Saída:
- valor do apostador:
166.66666666666669
Nota: o usuário irá escolher apenas valores inteiros para o número da sorte escolhido e para o número de rodadas, porém, pode escolher números com decimais para o valor inicial da aposta. O retorno da função é um número com casas decimais.
O nome da sua função deve ser apostando_em_dados
.