• Python
  • 05. Laços de Repetição (while)

Apostando em Dados#

Um determinado Cassino em Las Vegas precisa de um sistema para simular a contabilização de ganhos e perdas num determinado jogo de dados. O jogo consiste em adivinhar qual das seis faces de um dado irá ficar com a face para cima após o dado ser lançado de forma aleatória sobre uma mesa.

Você deve implementar uma função que simula os ganhos e perdas desse jogo. O jogo funciona da seguinte maneira: o jogador escolhe um número da sorte, um valor para aposta e o número de rodadas que irá simular, passando então esses valores, nessa ordem, como parâmetros para a função de simulação que você vai criar.

A cada rodada um número é sorteado, entre 1 e 6. Se o número da sorte for igual ao número sorteado, então, o valor da aposta é aumentado em ⅓; caso contrário, se os números forem diferentes, então o valor da aposta é decrescido em ⅙. O valor inicial da aposta da próxima rodada é o valor resultante da rodada anterior, sendo o número total de rodadas é dada pelo usuário.

Ao final de todas as rodadas, a função deve retornar o valor total do apostador após os ganhos e perdas de todas as rodadas.

Exemplo

Entradas:

  • número da sorte escolhido: 5
  • valor da aposta inicial: 180.00
  • número total de rodadas: 3

Rodadas:

  1. rodada:
    • número sorteado: 2
    • valor da aposta corrigido: 150.00
  2. rodada:
    • número sorteado: 5
    • valor da aposta corrigido: 200.00
  3. rodada:
    • número sorteado: 1
    • valor da aposta corrigido: 166.67

Saída:

  • valor do apostador: 166.66666666666669

Nota: o usuário irá escolher apenas valores inteiros para o número da sorte escolhido e para o número de rodadas, porém, pode escolher números com decimais para o valor inicial da aposta. O retorno da função é um número com casas decimais.

O nome da sua função deve ser apostando_em_dados.