Modelagem inicial
Django Admin
É comum precisarmos criar um site específico para gerenciar (adicionar, remover, editar) os conteúdos da nossa página. Em geral, essas páginas de administração não precisam ser particularmente bonitas ou criativas. Assim, o Django disponibiliza uma interface de administração criada automaticamente.
Para ter acesso a essa página vamos precisar criar um usuário administrador. Execute no terminal o comando a seguir e siga os passos para criar o seu usuário:
Agora execute o servidor:
E acesse a página de administração em http://localhost:8000/admin/
. Ela ainda não possui muitos recursos, mas você já poderia criar usuários manualmente a partir dessa interface.
Você me enganou... onde está a interface do app notes?#
Calma, foi só uma meia verdade. A criação da interface de administração não é 100% automática. Mas você vai ver que precisamos de muito pouco código.
Exercício 1
Se quiser saber mais sobre o Django Admin, consulte a documentação.
Exercício 2
Depois de adicionar algumas anotações, a sua lista deve estar mais ou menos assim:
Não sei para você, mas para mim esses nomes Note object (x)
não parecem muito úteis. Seria melhor se ele mostrasse o título da anotação. A boa notícia é que você pode modificar o que aparece na lista da página de admin. Para mostrar um objeto qualquer, por exemplo note
, na interface, ele utiliza a função str
para transformar o objeto em uma string (str(note)
). Nós podemos modificar essa funcionalidade sobrescrevendo o método __str__()
.
Exercício 3
Exercício 4
A interface do Django Admin já permite a realização de diversas operações, mas provavelmente não é o que queremos apresentar para o usuário final do nosso sistema. Para termos mais liberdade de implementar o design e lógicas mais personalizadas, vamos precisar trabalhar com urls e views, mas antes disso, vamos voltar ao nosso diagrama inicial.