Sprint Session#

Calendário do Projeto (Sprint Session)#

  • Reuniões de planning: Todo início da Sprint.
  • Reuniões de sprint review: No final de cada Sprint.
  • Apresentação final ao cliente: 06/06
  • Data limite para commits: 05/06 23:59

Rubrica funcionalidades#

Veja uma versão completa da rubrica de funcionalidades do projeto no Blackboard.

Telas#

  • Conceito I: não desenvolveu uma versão estática das telas.
  • Conceito D: As telas cobrem poucas funcionalidades descritas no documento com os requisitos do cliente.
  • Conceito C: as telas de frontend e admin cobrem 90% das funcionalidades descritas pelo documento com os requisitos do cliente
    • O design é responsivo para difetentes dispositivos.
    • O código HTML é um código válido (sem erros de sintaxe).
    • Não há estilos inline.
    • Não utilizou posicionamento absoluto para alinhar os elementos.
    • Entregou um fluxo de tela que cobre todo o fluxo de navegação do usuário.
  • Conceito B: atingiu o conceito C, as telas cobrem todas as funcionalidades descritas no documento com os requisitos do cliente e as páginas funcionam sem 'quebrar' o design.
    • O código HTML foi escrito de forma semântica.
    • Utilizou display flex para alinhar o conteúdo principal da página.
    • Utilizou unidades relativas para definir tamanhos de fontes, margens, paddings e etc.
  • Conceito A: atingiu o conceito B e as telas seguem um padrão de design

Avaliação Heurística#

Peça para um colega realizar de outro grupo realizar a avaliação heurística do seu projeto.

  • Faça um relatório com a avaliação heurística recebida e as melhorias adotadas no projeto.
  • Descreve quais tarefas foram realizadas para avaliar a usabilidade do projeto.
  • Para cada heurística de usabilidade, descreva o problema encontrado e a solução adotada.
  • Caso a heurística não tenha sido violada, descreva o que foi feito para garantir que a heurística foi seguida.
  • Adicione uma conclusão com as principais melhorias adotadas no projeto.

  • Conceito I: Não entregaram o relatório de avaliação heurística.

  • Conceito D: Não pediu para outra equipe avaliar seu projeto em tempo hábil, ou seja, não pediu para outra equipe avaliar seu projeto com antecedência. Prazo para pedidos de avaliação heurística é até 1 semana antes da entrega do projeto.
  • Conceito C: escreveram um relatório de avaliação heurística, porém não adicionaram o relato recebido da outra equipe.
  • Conceito B: atingiu o conceito C e o relatório contém todos os elementos obrigatórios.
  • Conceito A: atingiu o conceito B e o relatório está bem escrito, organizado e com imagens para todas as heurísticas para facilitar a compreensão.

Usabilidade#

Para esta etapa, o grupo poderá realizar o Deploy do projeto para acessá-lo no computador da sala de usabilidade. Ou o grupo pode utilizar o Ngrok que possui uma configuracão mais simples. Acesse o handout do Ngrok aqui.

O grupo deve realizar a avaliação de usabilidade do projeto.

  • O grupo deve definir algumas tarefas para serem realizadas pelos usuários.
    • Registre a taxa de sucesso de cada tarefa.
    • Registre o tempo médio para realização de cada tarefa.
  • Escolha um ou mais usuários para realizar as tarefas. Lembrando que o usuário não pode ser do grupo.
  • Deve ser entregue um vídeo com a gravação de eye tracker na sala de usabilidade. (Suba o vídeo no YouTube e adicione o link no relatório).
  • Faça uma análise dos resultados obtidos para avaliar o uso dos princípios CRAP no projeto.
    • Existe alguma área da interface que o usuário não olhou ou olhou pouco?
    • Existe alguma área da interface que chamou mais a atenção do olhar do usuário do que deveria?
    • Como os usuários percebem e interagem com os elementos visuais do sistema?
  • A sequência de elementos observados pelo usuário está de acordo com o que o grupo esperava? Em caso negativo, é necessário fazer alguma modificação na interface?
  • Colete também feedbacks dos usuários e descreva no relatório.
  • Sugira melhorias para o projeto.

  • Conceito I: Não entregaram o relatório de avaliação de usabilidade ou não realizaram a avaliação de usabilidade.

  • Conceito D: Entregaram um relatório, porém não contém todos os elementos obrigatórios.
  • Conceito C: atingiu D e o relatório contém todos os elementos obrigatórios e sem erros de português.
    • As tarefas escolhidas são relevantes para o projeto.
  • Conceito B: atingiu o conceito C e o relatório está bem escrito, organizada e com imagens para facilitar a compreensão.
  • Conceito A: atingiu o conceito B a análise dos resultados obtidos é bem detalhada e com sugestões de melhorias para o projeto.
    • O teste de usabilidade foi feito com mais de um usuário.
    • Mais de uma tarefa foi avaliada.
    • Usou a sala de usabilidade e apresenta imagens ou vídeos gravados ali

Rubrica de Trabalho em Equipe#

A competência de metodologias ágeis será avaliada na sprint session a partir da avaliação de: - Uso do framework ágil Scrum. - Trabalho em equipe. - Artefatos.

Uso do Framework Ágil Scrum#

Espera-se que o time utilize o framework ágil Scrum de forma adequada, seguindo o ciclo da Sprint com início e fim bem definidos. Os times devem fazer as reuniões diárias, de planejamento da Sprint e da retrospectiva da Sprint. Além disso, devem utilizar o quadro Scrum para priorizar e organizar as tarefas do projeto sempre mantendo o mesmo atualizado para que reflita o trabalho em andamento. Os papéis e responsabilidades devem estar claros e com os respectivos responsáveis definidos.

Trabalho em equipe#

O aluno deve estar comprometido com a entrega do projeto e com o time. Sempre atuando de forma colaborativa preocupado em apoiar os demais membros do time, utilizando de comunicação clara e frequente para relatar o andamento do seu trabalho e_ou a necessidade de auxílio para concluir uma tarefa.

  • Conceito I: não atuou de forma colaborativa com o time. Não foi encontrada evidência de sua contribuição
  • Conceito D:
    • atuou de forma colaborativa com o time
    • Ajudou, mas de forma desproporcional (para muito pouco ou muito)
    • Faltou muito
  • Conceito C:
    • Todos os membros participaram das sessões com os coaches e fizeram todos os questionários a tempo
    • Atuou de forma colaborativa com o time . Comprometeu-se com as entregas dos projetos.
  • Conceito B: atingiu C e realizou todas as suas tarefas.
  • Conceito A: atingiu o conceito B, auxiliou os colegas a realizaram suas tarefas e participou das reuniões de planejamento e de retrospectiva.

Relatório do projeto#

O relatório deve conter no mínimo os elementos abaixo:

  1. Introdução:
    1. Breve introdução do projeto (o que é, que problema resolve, etc.);
    2. Indique o que cada membro do grupo fez no projeto.
    3. Quais as tecnologias, bibliotecas, linguagens e frameworks utilizados e respectivas versões.
  2. Funcionalidades implementadas:
    1. Descrição de todas as funcionalidades implementadas pelo grupo.
    2. Prints de todas as telas desenvolvidas.
    3. Vídeo demonstrando todas as funcionalidades implementadas.
  3. Quais as funcionalidades planejadas e quais as entregues por Sprint e no final.
  4. Lições aprendidas ao longo do projeto, nas dimensões: código, ter um cliente real, trabalho em equipe e uso de metodologias ágeis.

O conceito referente ao relatório do projeto limita a nota do projeto.

  • Conceito I: fez um relatório básico e mal escrito.
  • Conceito D: o relatório é básico mas está organizado e legível.
  • Conceito C: atingiu D e contemplou 70% dos tópicos do relatório de forma clara e organizada.
  • Conceito B: atingiu C e contemplou todas as partes do relatório de forma clara e organizada.
  • Conceito A: atingiu o conceito B fazendo um relatório bem escrito e organizado, com uma diagramação adequada e também com o vídeo bem completo

Uso do Framework Ágil Scrum#

Todo grupo deve enviar uma foto da daily via Blackboard.

  • Conceito I: não utilizaram nada do framework ágil Scrum.
  • Conceito D: tinham uma Sprint definida com inicío e fim claros e seguiam essa definição.
    • Realizaram a daily em menos de 50% das vezes.
  • Conceito C: atingiu D e utilizavam o quadro Scrum.
    • Realizaram a daily em mais de 50% das vezes.
  • Conceito B: atingiu C e tinham os papéis de Scrum Master e Product Owner definidos.
    • Realizaram a daily em mais de 80% das vezes.
  • Conceito A: atingiu o conceito B e realizavam todas as cerimônias de planejamento da Sprint, realizavam alinhamento diário e todas as retrospectivas da Sprint.

Artefatos#

Espera-se como artefatos entregues: o uso e atualização constante do quadro Scrum e o pitch final de apresentação do projeto.

  • Conceito I: não entregou ou seguiu nenhum artefato.
  • Conceito D: tinham um quadro Scrum mas não era atualizado.
  • Conceito C: atingiu D e atualizava constantemente o quadro Scrum
  • Conceito B: atingiu C, faziam e tinham o checklist das atividades diárias.
  • Conceito A: atingiu o conceito B e apresentaram o pitch do projeto final seguindo todas as partes recomendadas de um pitch.

Qualidade de Código#

  • Conceito I: o projeto não atingiu o conceito D. O código majoritariamente não segue boas práticas de programação.
  • Conceito D: o projeto possui erros que impedem a execução do servidor.
  • Conceito C:
    • O repositório do projeto está organizado.
    • Possui um README.md com instruções de como rodar o projeto.
    • Projeto possui um arquivo requirements.txt.
    • Não possui arquivos desnecessários.
  • Conceito B: atingiu o Conceito C e
    • O código está bem documentado, é possível entender nomes de funções e variáveis e dar manutenção no mesmo.
  • Conceito A:
    • O arquivo README.md está bem completo, com informações sobre o projeto, integrantes do grupo, como rodar o servidor e como importar os dados.
    • Além disso, há um link para o vídeo com a demostração de todas as funcionalidades do projeto.
    • Também foi indicado o link do deploy do projeto.

Limitadores de Nota#

Sessão coach

  • 1 Membro do grupo perde 1 sessão coach - Ele tem limitação de um conceito na nota de Projeto. Se houver 2 faltas do grupo na sessão coach a nota de projeto do grupo todo fica limitada a C

Formulário CATME

Caso algum formulário CATME não seja respondido, a nota do projeto fica limitada ao conceito C.

Aulas normais

  • 4 faltas: Integrante tem nota de Projeto Limitada a B;
  • 6 faltas: nota limitada a C;
  • 7 ou mais faltas limitam a nota da sprint inteira

Commits

  • Nota do projeto fica limitada ao conceito I: não possui commits no projeto.
  • Nota do projeto fica limitada ao Conceito D: possui poucos commits com trabalho significativo.
  • Nota do projeto fica limitada ao Conceito C: possui commits com trabalho significativo em pelo menos 10 dias diferentes durante o horário de aula estúdio.

Apresentação Final#

Caso o aluno não esteja presente na apresentação final, a nota do projeto fica limitada ao conceito C.